Sem perder o sono

Estamos há algum tempo construindo nossa página, com o objetivo de trazer para o público geral informações de qualidade, com valor científico mas em linguagem direta, sobre o sono, a epilepsia e outras questões relacionadas à saúde do cérebro – nosso objeto de estudo e trabalho!

Esse trabalho teve que ser acelerado nos últimos dias, e nossa primeira postagem totalmente refeita, por razões bastante óbvias: nosso mundo passa por uma crise sanitária de caráter global, muito séria e grave!

Estamos vivendo a pandemia de COVID-19! Notícias sobre esse assunto – algumas verdadeiras e úteis, outras falsas e graves – estão por todo lado. Portanto, não as replicaremos aqui, seria “chover no molhado”! Vamos apenas lembrar-lhes de sempre checar a fonte e a veracidade das informações que receberem! Nessa hora, muita calma! Vamos, cada um de nós, fazer nossa parte. O Instituto do Sono MG está fazendo sua parte ao instituir atendimentos à distância, poupando nossos pacientes do risco de contágio durante o deslocamento, no elevador, na sala de espera e mesmo no procedimento. Nem por isso deixaremos de estar prontos para ouvi-los e ajudá-los com o que for possível.

Vamos ficar no assunto COVID, mas vamos falar dessa pandemia do ponto de vista da higiene… do sono!

É muito difícil para nós, humanos, nos adaptarmos tão rapidamente a mudanças tão significativas e abruptas. Todas as mudanças, preocupações e isolamento que estamos vivendo constituem um grande estresse, que pode, facilmente, gerar uma insônia, mesmo em quem antes dormia tão bem!

É por isso que vamos começar falando de como não deixar que isso aconteça. Não perder o sono é uma parte importante da manutenção da saúde e da imunidade!

Para isso, aí vão 10 dicas para você “proteger” seu sono:

  1. Mantenha uma rotina que inclua atividades físicas, intelectuais, sociais (à distância!); trabalho, lazer, hobbies e espiritualidade (meditação, oração ou reflexão), com horários bem definidos para cada coisa. O ócio deve ter seu espaço, mas esse espaço tem que ser limitado. Evite ficar “à toa” por muito tempo.
  2. Essa rotina deve incluir horários regulares para se deitar e para levantar. Não deixe que as mídias te distraiam! Hora de dormir: dormir! 
  3. Deite-se no horário habitual, já com sono. Deite-se para dormir! Não fique lendo, vendo TV e muito menos “navegando” na cama! Tudo isso se faz em outro ambiente, em outro horário.
  4. Evite atividade física e notícias que podem trazer angústia próximo da hora de dormir. Reserve a parte da manhã para essas tarefas!
  5. A partir da tarde, evite substâncias estimulantes, como café, chás pretos, chás verdes, refrigerantes ou cigarros.
  6. A partir de cerca de 3 horas antes da hora de dormir, comece a “desacelerar”, com alimentos leves, tarefas tranquilas e prazerosas, como uma boa música, uma boa leitura ou uma meditação. Se for preciso, um banho morno e chás relaxantes (camomila, erva-cidreira, maçã com canela…) podem ajudar!
  7. Evite tomar muito líquido nas horas que precedem o sono, para não acordar para ir ao banheiro.
  8. Se, ao deitar, você perder o sono, levante-se e volte a fazer coisas relaxantes, mas em outro ambiente. Só volte para a cama quando tiver sono de novo, para dormir.
  9. À noite, evite refeições pesadas e álcool. Mas também não vá para a cama com fome. Alimentos leves e de fácil digestão, 1 hora antes de deitar, são a melhor opção.
  10. Procure dormir em um ambiente bem arejado, sem luz e sem barulho.

Pronto, com esses cuidados, seu sono fica bom, para você ficar bem disposto no dia seguinte!

Publicado por Instituto do Sono de Minas Gerais

O Instituto do Sono de Minas Gerais é um serviço de neurologia, neurofisiologia clínica e medicina do sono, com sede em Belo Horizonte - MG. Fundado há 32 anos, o Instituto oferece exames de polissonografia, poligrafia neonatal, eletroencefalografia, mapeamento cerebral, video EEG, potenciais evocados e eletroretinografia, além de consultas de neurologia infantil, neurologia, neurocirurgia, medicina do sono e epileptologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: